Palestra: Uma Conversa sobre Restauração Cinematográfica

Quando: 07/05/2016, sábado, às 17h30

https://www.facebook.com/events/1591061237852386/

Local: Centro cultural São Paulo – Sala de cinema Lima Barreto
dentro da programacao do IL CINEMA RITROVATO ON TOUR – CICLO DE CLASSICOS RESTAURADOS

Ministrada por: Maria Fernanda Curado Coelho

Duração: 2 horas

Entrada gratuita, retirada de senha a partir de 1 hora antes do evento

O Cinema é uma arte mágica que encantou o mundo desde os seus primeiros tempos e, logo nas primeiras décadas de sua existência, estabeleceu-se como um produto muito rentável da
Indústria do entretenimento. No entanto, paralelamente, também cativou artistas, historiadores e apaixonados em geral, que entendiam o cinema como uma forma de arte e de expressão cultural da sociedade. Esse segundo grupo foi responsável pela criação dos cineclubes e, posteriormente, também pelo surgimento dos arquivos cinematográficos em todo mundo.

A compreensão da arte cinematográfica como uma forma de expressão cultural está na base de todo trabalho de restauração e a trajetória destas obras restauradas quase invariavelmente passa por um arquivo, público ou privado. São nessas instituições que os filmes são fisicamente conservados e, graças a elas, seu acesso torna-se possível para as gerações vindouras.

Restaurar um filme vai muito além das técnicas de reconstituir perdas e minimizar danos impostos pelo tempo. É, antes de mais nada, compreender profundamente o filme, a intenção do autor, sua proposta estética, suas influências de época e todo tipo de informação que possa nortear as inúmeras escolhas que são inevitáveis durante o processo de restaurar uma obra de arte. A ética da restauração está justamente em respeitar a obra tal como a concebeu seu autor.

Embora também aborde alguns aspectos técnicos importantes, a palestra “Uma conversa sobre Restauração cinematográfica” pretende tocar nos temas mais gerais, focando nas questões históricas e filosóficas que fundamentam esse tipo de trabalho.

Maria Fernanda Curado Coelho

Com experiência de mais de 30 anos na preservação audiovisual, possui graduação em Cinema, Rádio e TV pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP (1979), pós-graduação Lato sensu em Museologia pelo Instituto de Museologia da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESP-SP (1988), e é mestre em Ciência da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP. Desenvolveu sua carreira principalmente na Cinemateca Brasileira, onde ingressou em 1979, e trabalhou sobretudo no setor de Preservação, com uma passagem de 8 anos pelo Laboratório de Restauração. Foi Coordenadora de Preservação desta instituição de 2000 a 2008 e em 2014. Na área museológica especializou-se na área da Conservação, atuando essencialmente com acervos audiovisuais. Aposentou-se do serviço público federal em abril de 2015, tendo sido homenageada pelos trabalhos prestados à preservação cinematográfica brasileira no 10° Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros/CineOP (Festival de Cinema de Ouro Preto), em Junho do mesmo ano. Atualmente é Presidente do Conselho Regional de
Museologia – COREM 4R.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s